O que fazer em Curitiba: MON

imagem: Agência de Notícias do Paraná

À primeira vista, a arquitetura externa não passa despercebida. Seria um olho? Uma bailarina?

São várias as teorias sobre o famoso Museu Oscar Niemeyer (MON), localizado no coração de Curitiba. Dedicado à exposição de artes visuais, o museu possui um formato distinto. O anexo, posicionado na parte superior do prédio, é conhecido como Olho, pelo seu formato arredondado. Mas há quem diga que o olho representa a forma dos braços de uma bailarina, que dança com uma fita, simbolizada pela base amarela da torre. Mas essa não é o único ponto interessante sobre o Museu Oscar Niemeyer.

Museu Oscar Niemeyer.Foto: Leonardo Finotti

imagem: Agência de Notícias do Paraná

Localizado no Centro Cívico, o museu levou esse nome em homenagem ao seu arquiteto, o carioca Oscar Niemeyer, considerado um dos maiores nomes da arquitetura moderna internacional. Falecido em 2012, aos 104 anos, ele marcou a história brasileira com seus grandes projetos espalhados em todo o país.

O MON foi oficialmente inaugurado em 2002 e ao longo de sua história já realizou mais de 300 amostras nacionais, internacionais e itinerantes. Entre as obras expostas no museu, é possível encontrar artistas de destaque como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Caribé.

 

Mas arte não está apenas na arquitetura, nos quadros e nas esculturas. O MON também tem muitos eventos como desfiles, feiras, oficinas e palestras, além de exposições fotográficas, interativas e performáticas. Por isso, ao chegar no museu, não espere uma visita rápida e monótoma. Se trata de uma atração rica em detalhes, talento e encantos, já que a beleza da arquitetura também está presente no interior do museu.

imagem: Trip Advisor

É por esse conjunto artístico que o Museu Oscar Niemeyer já foi destacado por diversas revistas e jornais internacionais como um dos museus mais espetaculares do mundo, e foi reconhecido pelos curitibanos como a construção mais bonita da cidade.

O MON fica aberto de terça a domingo, das 10h às 18h.

MON Café

Se visitar exposições artísticas está fora dos seus planos, no MON você pode encontrar outras alternativas de entretenimento e diversão, e inclusive alguns lugares de lazer como o MON Café. São várias opções de lanches doces e salgados, que vão desde o simples pão de queijo até o famoso sanduíche de rosbife. A variedade chega às bebidas quentes e geladas, com cafés, chás e sucos.

Mas o que mais chama a atenção no espaço é a decoração inspirada em arte, com paredes de vidro e mesas em formatos diferentes, para receber amigos, fazer uma reunião ou até só para um casal.

O MON Café abre de terça a domingo, das 10h às 18h.

Resultado de imagem para cafe do mon

imagem: Gazeta do Povo

Espaço ao Ar livre

O parCÃO, como é carinhosamente apelidado é o lugar perfeito para você levar seu amigo de quatro patas fazer novas amizades. Esse gramadão fica anexo ao museu.

Ahh, e o lugar é ótimo para fazer umas fotinhos… Olha essa que eu fiz lá.

*fontes: site MON e Agência de Notícias do Paraná

Vê se lembra de me marcar no insta quando for lá ! #zerocliches

Beijos e qualquer coisa, contem comigo!

Gi Salvatti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *