Como surgiu a tatuagem ?

 

imagem: freepik

A tatuagem surgiu há 3.500 anos, em meio às tribos e clãs, que marcavam a pele para diferenciar um grupo do outro, de acordo com relato de historiadores. Em 1991, um moço da Idade do Cobre (3.300 anos a.C) foi levado para pesquisa e encontraram marcas que podem ter sido tatuagens. Ahhhh, e o moço tava morto, tá ?  Os cientistas que fizeram essa investigação acreditam que naquele tempo as tatoos serviam como uma espécie de tratamento médico, para diminuir a dor.

Séculos se passaram e as tatuagens passaram a ter outros significados, mais relacionados à personalidade de cada pessoa. Há quem o faça a fim de homenagear alguém, ou para marcar um acontecimento importante na vida, ou simplesmente porque gostam de um desenho ou um símbolo e querem tatuá-lo. Na cultura indígena, por exemplo, elas são usadas a fim de eternizar alguém ou um objeto que tem valor sentimental.

Em outras culturas, as tatuagens são vistas como algo impuro, que denigre o corpo, é o caso dos judeus ortodoxos. Na Torá, o livro sagrado deles esta escrito “não farás tatuagem em seu corpo.” (Vayicrá 19:27), eles acreditam que Deus te faz com o corpo perfeito e não se deve fazer nenhuma intervenção, a não ser em caso de saúde. É por isso que enquanto os judeus estavam em Auschwitz os nazistas tatuavam números nos seus braços.

imagem: Uol

As tatuagens começaram a ficar realmente populares nos oceanos, entre os marinheiros, que tatuavam principalmente âncoras. Até hoje, essas âncoras ainda são tatuadas, como símbolo de aventura, de conhecer o mundo, já que antes da invenção do avião, os marinheiros eram as pessoas que mais viajavam. Outro grupo que também investiu nas tatuagens foram os presidiários, com muitos símbolos ligados aos seus crimes ou que fossem relacionados com a violência contra policiais.

Antigamente, a maioria das pessoas tatuadas eram do sexo masculino. Aos poucos as mulheres foram conquistando a liberdade e passaram a se tatuar também. Até pouco tempo atras o preconceito era grande quanto as pessoas tatuadas, inclusive era proibido que candidatos tatuados se inscrevessem em concursos públicos.

Eu sou da opinião que você deve fazer aquilo que gosta e não julgar aqueles que são diferentes. Acho interessante o modo de pensar dos povos indígenas e respeito a opinião dos judeus. Eu não tenho nenhuma tatuagem, mas quem sabe um dia. 😛

 

 

*fontes: UOL e Mundo da Tatuagem

Beijos e qualquer coisa, contem comigo!

Gi Salvatti

Giovanna Salvatti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *