Cachoeiras próximas de Curitiba, no Paraná

Cachoeira Buraco do Padre - Próximo de Curitiba

 

Este post é pra quem está em Curitiba (morando ou de passagem) e gosta de banho de cachoeira em dias de calor intenso. Acho que quase todo mundo, né? Muita gente evita por achar que precisa ir muito longe pra recarregar as baterias, mas aqui vou mostrar que não precisa ir tão longe assim!

Buraco do Padre

A vista é sensacional! As trilhas são leves e a estrada pra chegar até lá é de chão, mas mesmo assim muito bem pavimentada nos 5 km do caminho. Fica no Parque Nacional dos Campos Gerais, na Rodovia do Talco.

A imagem (de capa do post) fala por si só. Vale muito a pena conhecer!

Cachoeira do Panelão

Essa cachoeira fica a 70km de Curitiba, na BR-277 sentido Ponta Grossa na estrada que vai para Palmeira, um pouco depois do Recanto dos Papagaios, dentro da Fazenda Vô Joanin. Fica pertinho da Colônia Witmarsum, que é uma ótima opção para complementar o passeio.

O “ponto alto” da cachoeira é exatamente este, bem literal, a altura 😆 . É possível saltar de mais de 12 metros de altura com relativa segurança. Digo isso pois o chamado Panelão se trata de um poço bem profundo e sem obstáculos. Por uma entrada no valor de 35 reais, o local possui estrutura com churrasqueiras, banheiro com chuveiros quentinhos, restaurante, tent camping (são barracas já montadas, para até 80 pessoas) com pacotes que incluem café da manhã ou até pensão completa.

Cachoeira do Panelão - Colônia Witmarsum Próximo de Curitiba

 

O local possui escadas para acesso as cachoeiras, campos para a prática de esportes em grupo (vôlei e futebol), skibunda 😀 , estacionamento e tudo muito bem limpo e conservado. Ah! E tem até um salva-vidas. Vale muito a pena conhecer!

Cachoeira do Jajá

Essa fica pro sentido oposto da Cachoeira do Panelão. São três cachoeiras: uma delas é bem no início e bem simples de chegar, para as outras você vai ter que encarar uma pequena trilha.

O local oferece estrutura, como banheiros, churrasqueiras, camping e até uma cancha de areia pra quem quer jogar um futebol com a galera antes ou depois de cair na água. O restaurante não é dos melhores mas se não tiver a fim de levar algo pro almoço pode ser uma opção razoável. Há um valor cobrado na entrada, de 10 reais, para se ter acesso ao local e à estrutura, para acampar você paga a parte.

Cachoeira do Jajá - Morretes, próximo de Curitiba

 

Fica na divisa entre Curitiba e Morretes, na BR-277 sentido litoral, depois do pedágio ali próximo ao km 36. Nos finais de semana e feriados ela fica um pouco cheia, então se quiser (e puder) escolha um dia de sol durante a semana para uma experiência mais exclusiva.

Cachoeira do Alemão

Fica no Recanto dos Arcos, em Tamanduá, um pouco pra frente de Campo Largo, a 63km de Curitiba. Precisa pegar uma estrada de chão de uns 15km, mas que está em perfeitas condições, sem buracos ou pedras.

Cachoeira do Alemão Tamanduá - Próximo de Curitiba

 

É numa propriedade particular: eles cobram 20 reais por adulto e 10 por crianças a partir de 6 anos de idade. Dá para reservar o almoço antecipadamente: comida simples e saborosa por 18 reais. Tem chalés e lugar para acampar.

A cachoeira é linda, limpinha e ideal pra quem busca sossego.

Salto da Fortuna

Essa é pra quem tem disposição e quer mesmo o contato total com a natureza! Uma trilha de 4 horas (2 pra ir e 2 pra voltar), com nível médio de dificuldade. A recompensa? EXCLUSIVIDADE, além da linda cachoeira de 50 metros de altura e o banho refrescante em uma piscina natural, é claro.

Salto da Fortuna - Morretes, Próximo de Curitiba

 

O acesso é pela estrada da Anhaia, por dentro do Parque Estadual do Pau-oco, em Morretes. No caminho, dá pra degustar uma pinga artesanal no alambique e visitar uma capelinha super antiga que tem por ali na primeira estrada que foi aberta de Curitiba pro litoral. Uma aventura!

Cachoeira dos Ciganos

Fica a aproximadamente 50km do centro de São José dos Pinhais (a cidade do Aeroporto de Curitiba). É bem legal e dá pra deixar o carro na casa em frente a entrada da cachoeira. Caso precise de guia pra chegar na cachoeira o morador dessa casa também vai junto e mostra o caminho, apesar que é só ir seguindo rio acima entre trilhas e travessias com água pelas canelas. É muito divertido.

Cachoeira dos Ciganos - São José dos Pinhais, próximo de Curitiba

 

Surpreendente saber que existe algo tão lindo e tão próximo!

Cachoeira do Saltinho

Fica em Tijucas do Sul, a uns 70km da capital. Vá pela PR-281 e use o GPS. É um pouco complicado de explicar mas os locais ali vão saber te indicar certinho. É uma cachoeira não muito alta, mas muito extensa. Ela fica numa área bastante ensolarada então vale muito a pena nos dias não tão quentes, porém ensolarados. A correnteza em alguns pontos e em época de chuvas é mais intensa, então vale o aviso de analisar antes de entrar.

Cachoeira do Saltinho em Tijucas do Sul - Próximo de Curitiba

 

Visite sem pensar duas vezes, é muito legal! Paga-se uma taxa de 15 reais por pessoa. Leve um lanchinho e muita água, pois ali não tem muita estrutura além de banheiros e estacionamento.

Cachoeiras do Morro dos Perdidos

Fica a uns 70km de Curitiba. Pega a estrada para Santa Catarina sentido Garuva. Passando o primeiro pedágio, logo você vai ver um um posto da polícia. Logo adiante, acesse a primeira entrada sem sinalização. Aí é só andar cerca de 400m e estacionar o carro (tem o custo de 10 reais).

Cachoeira Morro dos Perdidos - Próximo de Curitiba

 

*ACESSIBILIDADE: O Morro dos Perdidos é acessível, porque você chega de carro no topo da montanha. É um pouco sofrido (para o motor), mas não precisa ser nenhum Jeep 4×4! Vale a pena! É possível até ver por cima das nuvens.

 

Beijos e qualquer coisa, conte comigo!

Gi Salvatti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *