Blablacar: Dicas úteis para uma carona compartilhada mais fácil e segura

Blablacar - Aplicativo de Carona Compartilhada

 

A BlaBlaCar é a maior plataforma de caronas do mundo. O aplicativo permite pegar caronas compartilhadas, juntando motoristas que têm lugares vagos no seu carro com passageiros que estão procurando uma forma alternativa, colaborativa e mais barata de viajar. Além disso, permite a interação entre as pessoas e reduz a quantidade de carros emitindo gases no meio ambiente, o que o torna ainda mais interessante.

Com as dicas a seguir, você vai poder usar o aplicativo para pegar carona compartilhada de uma forma fácil e mais segura.

Medidas de Segurança

Só se submeta a viajar com pessoas que:

  • Tenham identidade confirmada. O aplicativo pede que o usuário envie uma foto do documento;
  • Tenham boas avaliações. Leia minuciosamente para saber o que os outros usuários dizem daquela pessoa;
  • Tenham uma alta pontuação. A pontuação vai classificar o quão bom condutor aquele motorista é em uma escala de 0 a 5. Eu, por exemplo, só viajo com quem tem mais de 4,5 pontos. Para dar carona aceito que a pontuação seja até 4,0. Também é desejável que o usuário já tenha algumas viagens;
  • Tenham o Facebook vinculado. E é claro, tenham um número razoável de amigos, aqueles que só tem 100 amigos no Facebook eu costumo desconfiar;
  • Estejam no Linkedin. Você pode escolher se conectar com quem tem uma conta profissional cadastrada nessa plataforma;
  • Possuam telefone. Os usuários podem ainda conectar seu telefone;
  • Marque o encontro em lugar público. Mesmo depois de ter seguido todas as medidas de segurança você ainda pode ”desistir” da sua carona compartilhada, se ainda sentir que não é seguro ou não gostar da companhia. Por isso é sempre com encontrar anteriormente.

Blablacar - Carona Compartilhada

** Todas essas contas e dados são verificados pelo BlablaCar.

Dicas Importantes

  • Escolha as preferências. Cidade de saída e chegada, dia e horário da viagem;
  • Leve dinheiro trocado. Se você esquecer, pode pedir para que o motorista pare no posto e você pague o valor combinado em gasolina;
  • Respeite as individualidades. E analise as preferências de quem vai viajar com você. Assim você evita situações desconfortáveis no meio do caminho;
  • Aprovação. O motorista pode escolher entre aprovação automática ou manual. Na segunda opção você terá mais controle de quem entra no seu carro.

Escolha suas Preferências

Blablacar - Preferências da Carona Compartilhada

O quanto você gosta de conversar? Bla (dorminhoco) / BlaBla (médio) / BlaBlaBla (tagarela);

Cigarro? Não tolero / Não ligo / Fumo;

Animais de estimação? Não tolero / Não me importo / Aceito;

Música? Não tolero / Tanto faz / Ouço;

Para Elas

Embora a plataforma seja segura e confiável, para que nós nos sintamos ainda mais à vontade, o BlaBlaCar criou a opção de viagem só pra elas. Nessa opção, as mulheres são direcionadas para um BlablaCar onde motoristas e passageiros são apenas do sexo feminino.

Minha Experiência

Blablacar - Perfil da Carona Compartilhada

Já deixei de viajar várias vezes por querer ir de carro e não ter companhia. Desde que conheci o BlaBlaCar eu não me privo mais de viajar sozinha. Tenho companhia pra ir para todos os lugares, mesmo que seja só na estrada.

Todas as vezes que usei as minhas experiências foram positivas. É claro que eu sou muito cautelosa na escolha de com quem eu viajo.

A última vez que usei acabou rolando uma sessão de coaching no carro: a moça que pegou carona comigo estava indo dar um treinamento em Curitiba. Foi  S E N S A C I O N A L !

 

Beijos e qualquer coisa, conte comigo!

Gi Salvatti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *